Perguntas Frequentes

Login / Cadastro

1.1 Quem pode se cadastrar?

Oficinas permissionárias autorizadas pelo INMETRO com credenciamento ativo.


1.2 Como definir uma senha?

São aceitas senhas de 6 a 8 dígitos. Em caso de problemas no acesso ao portal PSIE, favor enviar e-mail para o suporte através do formulário de contato.


1.3 Esqueci minha senha, como recuperar?

Na tela de login, você poderá recuperar a senha clicando em "Recuperar a Senha" e informar o e-mail cadastrado.


1.4 Perdi meu Login, o que acontece com os lançamentos já realizados?

Os lançamentos de reparos são associados à oficina e, assim o histórico será mantido mesmo após cadastro de novo login.


Prestação de Contas

2.1 Como proceder no caso de erros nos dados do lançamento?

Você pode realizar a exclusão do lançamento com erro e lançá-lo novamente com os dados corretos.


2.2 O Instrumento do proprietário apresenta dados inconsistentes. Como alterar?

Não é possível alterar os dados do instrumento pelo PSIE. Somente o IPEM poderá atualizar dados de instrumentos.


2.3 Não aparece nenhum técnico cadastrado para a minha permissionária. Como cadastrá-los?

Solicite ao IPEM de seu estado o cadastro dos técnicos. É obrigatório informar o nome, CPF e RG de cada técnico.


2.4 A marca do equipamento não está cadastrada. Como cadastrar?

Envie e-mail através do formulário de suporte do PSIE, informando a marca, modelo e portaria de aprovação do modelo (todos os dados são obrigatórios).


2.5 Ao clicar em "Salvar" o reparo, o sistema diz que a marca de reparado não foi encontrada. O que pode ser?

Certifique-se que tenha digitado o número correto e completo da etiqueta. Caso a mensagem permaneça, verifique a venda e a transferência da cartela com o IPEM de seu estado.


Relatório de Selos Reparados

3.1 A ordem de digitação das marcas de reparado será a ordem de impressão?

Não. A ordem de impressão será crescente de numeração dos selos. Portanto, não se preocupe com a ordem de digitação.


Faixa de Documentos

4.1 Comprei uma cartela de selos e ela não aparece na Consulta Faixa de Documentos, o que pode ser?

Você deve solicitar ao IPEM no seu estado que verifique a venda e a transferência da cartela.


Parcelamento / 2ª via de GRU / Extrato

5.1 Quando eu posso gerar uma Segunda Via da GRU?

Antes e depois do vencimento, porém, caso o débito possua restrição jurídica, a atualização e emissão da segunda via da GRU não será permitida. Neste caso, você deverá entrar em contato com o IPEM de seu estado para solicitar a guia atualizada.


5.2 Minha GRU venceu, como retirar a Segunda Via?

Para realizar a atualização de dívidas atrasadas, clique no botão "Realizar Login" na página inicial do PSIE, em seguida clique no botão "Acessar com Gov.BR(Cidadão)", faça seu cadastro no Gov.BR e efetue a vinculação do CNPJ utilizando o Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Para que a opção "Vincular Empresas via E-CNPJ" seja exibida no seu Gov.BR, é necessário que o Certificado Digital esteja instalado/ativo em seu computador.


5.3 Consigo consultar a parcela do mês não vencida sem o certificado digital?

Sim, nesse caso não haverá a necessidade de atualização do débito. Portanto, será necessário apenas o acesso via Gov.BR. Caso o débito esteja vinculado a empresa, basta digitar o número do CNPJ para consultá-lo e emitir a guia do parcelamento.


5.4 Cliquei no botão Imprimir e nada aconteceu, o que fazer?

Alguns navegadores vem por padrão habilitados para o bloqueio de pop-ups. Permita ao navegador abrir pop-ups e tente novamente.


Agendamento de Serviços

6.1 Cancelei o meu agendamento e não consigo reagendar, como proceder?

Possivelmente a agenda de serviços está configurada para não permitir reagendamentos. Neste caso, entre em contato com o IPEM de seu estado para reagendar.


6.2 Consultei meu CPF/CNPJ e nenhuma agenda de serviço está disponível, o que fazer?

O calendário de verificações é definido pelo IPEM do seu estado, procure se informar no IPEM sobre o calendário de verificações e a disponibilidade de vagas para o período.




OUVIDORIA

Ouvidoria Inmetro - 0800 285 1818 ouvidoria@inmetro.gov.br